Cinco condenados por tráfico de drogas e homicídios são presos durante operação em São Paulo e na Bahia
21/07/2025
(Foto: Reprodução) Entenda como funcionava o esquema
Polícia Civil
, no ecôncavo da Bahia.
Cinco homens condenados por tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo foram presos nesta segunda-feira (21), durante a "Operação Ciclo Completo", nas cidades de Osasco, em São Paulo, e em Salvador e São Francisco do Conde, na Bahia.
De acordo com a Polícia Civil, a ação teve objetivo de cumprir mandados de prisão contra suspeitos de integrar um grupo criminoso desarticulado durante a Operação Franciscano, realizada em 2020.
Entre os presos estão dois homens apontados como chefes do grupo:
Janderson Lima de Santana, o “Tio Pinga”, encontrado em Osasco. Ele foi condenado a 18 anos de reclusão em regime fechado;
Antônio Dias de Jesus, o “Colorido”, que deveria cumprir pena de 19 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado. Além de chefe do grupo, ele é apontado como fornecedor de drogas para a organização criminosa.
Outros integrantes exerciam funções como "joquei", responsáveis pela venda direta de entorpecentes, olheiros, motoristas e integrantes de “bondes”, que tinham participação em confrontos, na distribuição e logística. As penas dos condenados variam entre 11 e 19 anos de reclusão em regime fechado.
A polícia informou que a operação segue em andamento com buscas para prender cinco foragidos, também condenados a 11 anos de reclusão cada.
Onde estavam os presos
As investigações apontaram que o grupo atuava na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com envolvimento direto em tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo.
Os presos foram encontrados:
Um em Periperi, no subúrbio de Salvador, e outro no bairro de Sete de Abril, também na capital baiana;
Um na cidade de Osasco, em São Paulo;
Dois em São Francisco do Conde, no Recôncavo da Bahia.
Eles foram levados apresentados na Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde permanecem custodiados à disposição da Justiça. Outros cinco detentos do sistema prisional da Bahia tiveram mandados de prisões decretados por novos crimes.
LEIA TAMBÉM:
Quase uma tonelada de explosivos é apreendida pela polícia em cidade do interior da Bahia
Suspeitos de envolvimento na morte de motorista por app Ano extremo sul da BA são presos
Chefe de organização criminosa suspeito de mortes violentas é preso na Bahia
Policial civil é alvo de segunda fase de operação que investiga possíveis execuções na BA
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻